segunda-feira, 4 de abril de 2011

consistência.




Durante toda a história da humanidade o homem vem desbravando e testando sua condição libertária de pensamento e de consciência. Fruto de seu livre arbítrio e de total responsabilidade pessoal, as liberdades de pensamento e de consciência são hoje o maior entrave social do mundo. Em épocas aonde a clareza intelectual dos antigos são melhores interpretadas e bem recebidas do que em sua época e aonde a condição de experiência humana vivida atrás dos anos de história da terra, faz com que os tempos de hoje sejam a aurora da visibilidade das coisas; O hoje nunca esteve tão pedante e cobrador como antes. Nossa lucidez e as oportunidades de razão floreiam nossas mentes de eternos dogmas contraditórios e levanta porque`s e poren`s  sobre condições e pontos de vistas que nem sequer vivenciamos alguma vez.

O que é liberdade de pensamento? Qual é a peneira que filtra nossa consciência e nossa condição de razão?
O pensamento do homem nunca o julgará e o condenará. 
O pensamento humano goza de uma liberdade sem limites, porque o pensamento não conhece entraves, pode-se impedir sua manifestação, mas nunca aniquilá-lo. E a consciência é um pensamento intimo, que pertence ao homem como qualquer outro pensamento.  A própria liberdade de pensar  não dá ao homem o direito de opor entraves a sua liberdade de consciência. Se agimos de maneira diversa ao modo que pensamos, somos hipócritas de nós mesmos, a liberdade de consciência é a principal característica  da civilização e do progresso. Fazemos atentados as escolhas de pensamentos dos outros, fazemos represálias as escolhas religiosas, as condições sociais, a culturas paralelas e orientações sexuais; isto é atentar a liberdade do pensamento.. se não temos a isso, o que nos sobra?

Podem reprimir-se os atos, mas a crença intima é inacessível. Reprimir os atos externos de uma crença, quando estes atos acarretam prejuízo aos outros,não é atentar contra a liberdade de consciência, pois essa repressão deixa a crença sua inteira liberdade. Pois se o homem tem a liberdade de pensar, ele tem a de agir.
A verdade é pessoal, e vem como o tempo para todos e esta ao alcance de todos. É necessário que cada coisa venha ao seu tempo. A verdade é como uma luz é preciso que nos habituemos a ela pouco a pouco, pois de outra maneira nos ofuscaria.

Pelo respeito que esperamos do mundo, pela razão de seguir as lições e pela intrínseca dignidade que as coisas exigem dos homens, devemos dar asas e passos ao nosso pensamento e a nossa consciência, pois a verdade liberta. Esperamos que os atos sejam julgados pelos fatores que os impulsionaram, dentro de seu contexto e sua condição. O que é julgável e condenável numa nação oriental podem ser reverenciados e aclamados por uma comunidade ocidental, e vice-versa

Somos feitos da mesma matéria primitiva, somos frutos do mesmo pecado original, somos a soma duma mesma consciência humana. Não temos que lutar por liberdade, nem defender nossa consciência, nossa condição é inerente e nossa mente é incessante.

Caio P.